Os e-commerce definitivamente chegaram para ficar. O que antes era uma simples modalidade para empreender de maneira mais em conta, se tornou uma grande potência da sociedade moderna.
Sem contar que em um momento de isolamento social como o vivido em 2020 e que muitos ainda estão passando em 2021, esta se tornou quase que a primeira opção de muitos para se fazer compras. Tanto que a busca por cursos online na área simplesmente disparou.
Então, como o objetivo de entregar um conteúdo que seja relevante para você que trabalha na área, decidimos criar um guia com uma análise da melhor maneira de marketing para seu e-commerce.
Vamos conferir?
Qual o melhor tipo de marketing para e-commerce?
Talvez você seja ligeiramente iniciante na área. Entretanto, é importante dizer que estamos ignorando formas de marketing que não sejam o digital.
Por motivos óbvios você vai querer atingir um público que tem o hábito de navegar na internet e fazer suas compras por lá. E por isso seria muito difícil ter resultados simplesmente fazendo propagandas simples como panfletos e cartazes.
Este tipo de marketing ainda funciona para algumas áreas, mas não para e-commerces.
Dito isto, vamos para as opções:
1 – Marketing de Redes Sociais
Praticamente todos os usuários de internet possuem alguma conta em alguma rede social. Mesmo que não estejam 100% conectados o tempo todo, a maioria das comunicações e entretenimento passam por essas redes de alguma forma.
Sendo assim, não existe nada mais natural do que utilizar estas plataformas para garantir uma boa fonte de tráfego para a sua loja.
Um ponto muito interessante é a própria possibilidade de entregar seus anúncios exatamente para pessoas que possuem o perfil ideal de um comprador do seu nicho.
Além disso, você pode trabalhar seus clientes como seguidores, entrando em contato com conteúdos que são do interesse deles. No final isto funciona como uma propaganda sem muitos custos.
2 – SEO (Search Engine Optimization)
Utilizar os mecanismos de busca ao seu favor ainda é a opção mais sustentável de resultados no longo prazo. Quando você consegue trazer um grande tráfego para seu site sem precisar pagar por isso, sempre é uma maneira interessante de progredir.
Entretanto, o SEO é mais do que uma forma de tráfego orgânico. O que acontece é que você estará tendo o acesso de um cliente potencial que não só está interessado no que você tem a oferecer, mas que também está interessado nisso no momento do acesso.
Isto, por si só, é uma excelente fonte de resultados para a maioria das pessoas que sabem como administrar bem a situação.
Mas é justo dizer que conseguir as primeiras posições do Google não é uma das tarefas mais fáceis.
Isto pode exigir um pouco de dinheiro (normalmente estamos falando de muito dinheiro), além de ser um trabalho que exige muita concentração e esforço.
O que compensa são os resultados bastante interessantes no longo prazo, sendo uma forma excelente de garantir um público fiel.
3 – Tráfego pago
Outra maneira que tem dado muito resultado de maneira geral é trabalhar o tráfego pago. Principalmente o que chamamos de campanhas de impulsionamento.
Por mais que exista uma necessidade de se pagar algo por este trabalho, definitivamente esta é uma das formas mais garantidas de você conseguir o acesso de pessoas interessadas no que você tem a oferecer.
Principalmente quando você já conseguiu extrair as informações básicas de cada usuário, já que estamos falando de um trabalho que envolve conhecimento prévio.
Mas se você ainda não conhece quem seria o seu público, esta é uma ótima maneira de estabelecer testes para conferir quem pode comprar o que você tem a vender.
Entretanto, recomendo sempre fazer cursos online antes de partir para a prática. Assim você gasta menos tempo e investimentos de uma maneira geral no seu projeto.
Formas de tráfego pago
São várias as opções que nós encontramos para trabalhar com o tráfego pago. Entretanto irei trazer aqui três das principais que podem realmente fazer a diferença.
Google Ads
Hoje em dia, um dos modos mais populares de se fazer o tráfego pago é exatamente contando com a ajuda do Google Ads. Esta é uma ferramenta que te entrega a estrutura ideal para fazer uma propaganda dentro das pesquisas do Google.
Basicamente você irá pagar um valor definido de acordo com a concorrência para fazer seu site atingir a primeira posição das buscas. O que por si só já se mostra muito interessante no longo prazo. Sem contar que ele simula uma reação de bom SEO.
Ou seja, você pagará por cliques no seu link e receberá um tráfego especializado como se estivesse organicamente na primeira posição do Google. Entretanto, esta é a forma mais cara de marketing.
Facebook Ads
Hoje o mesmo sistema de propagandas irá valer para o Instagram. E ele possibilita fazer com que as suas postagens sejam mostradas em evidência para um público especializado.
Esta é uma das melhores formas de garantir que você consiga ter um bom resultado no longo prazo, conseguindo junto aos acessos um bom número de seguidores.
Ou seja, é uma forma de benefício duplo.
Conteúdo patrocinado
A logística de tráfego através de influencers também tem sido uma demanda alta. Afinal de contas, você conseguirá acessos vindos de uma recomendação de uma pessoa com um público fiel.
Neste caso você irá entrar em contato com o dono de um canal, perfil ou mesmo site e combinar um valor para aparecer em suas postagens.
Conclusão
O marketing digital é a melhor forma de se conseguir atingir um bom público para sua loja virtual. Entretanto, não é obrigatório que você escolha entre uma das 3 formas aqui citadas.
Você com certeza terá excelentes resultados ao se dedicar ao aprendizado na área. Então conte com nossa ajuda sempre que precisar, trazemos conteúdos ótimos com certa frequência por aqui.
Qualquer dúvida sobre o assunto estamos à disposição para te ajudar, ok? Basta ir nos comentários e fazer as suas perguntas ou mesmo pedidos de conteúdos para falarmos aqui.
Até a nossa próxima dica!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.