Marketing digital vs marketing tradicional: qual é a diferença entre os dois e qual funciona melhor para a sua marca? Escolha a forma certa de marketing e leve sua marca ao sucesso. Você verá e entenderá a diferença entre ambos.
O que é marketing digital?
Simplificando, o marketing digital usa canais digitais baseados em sites, como sites e mídias sociais, como ferramentas para promover produtos e serviços. Se você usa mídia social, estará muito familiarizado com os anúncios que aparecem. Isso é marketing digital.
O que é marketing tradicional?
O marketing tradicional, envolve canais tradicionais, como outdoors e mídia impressa. Até o surgimento da Internet nos anos 90, o marketing tradicional era praticamente a única forma de marketing.
Marketing Digital vs. Marketing Tradicional: Qual é a diferença?
A maior diferença entre o marketing digital e o tradicional é o meio pelo qual o público-alvo encontra um anúncio. Enquanto o marketing tradicional usa mídia offline tradicionais, como revistas e jornais, o marketing digital usa a mídia digital online, como mídia social ou sites.
É claro que o marketing tradicional não significa que seja passado. O marketing tradicional ainda desempenha um papel importante na vida das pessoas e empresas, à medida que mais e mais pessoas querem uma pausa no mundo digital.
A experiência imersiva de um comercial de TV impressionante e a sensação tátil de uma revista como a Vogue são tão importantes hoje quanto há 20 anos, pois deixam uma impressão duradoura em sua memória. Você inconscientemente se liga emocionalmente à marca dela, o que significa que ela está sempre em sua mente.
Marketing digital é tão importante, senão mais importante, do que o marketing tradicional. O marketing digital usa tudo com que você lida na internet todos os dias para chegar até você
Se você estiver pesquisando ideias de looks com sapato social para a sua festa no próximo fim de semana, é provável que veja um anúncio personalizado logo depois.
Para a maioria das pessoas, faz parte da vida cotidiana usar a Internet várias horas por dia. O marketing digital usa a seu favor, integrando inteligentemente mensagens publicitárias em todos os canais digitais disponíveis.
Marketing tradicional: prós e contras
Com o advento da mídia social, os profissionais de marketing frequentemente subestimam o marketing tradicional. No entanto, o marketing tradicional ainda está presente no dia a dia dos consumidores. Se você tem orçamento para fazer campanha em revistas e TV, seu dinheiro poderia ser bem gasto lá.
Os canais de marketing tradicionais incluem:
- Publicidade externa (outdoors, películas em ônibus / táxis, pôsteres, etc.)
- Transmissão (TV, rádio, etc.)
- Impresso (revistas, jornais, etc.)
- Correio (catálogos etc.)
- Telemarketing (chamadas SMS)
- Vitrines da loja
Vantagem
Eficaz e fácil de entender
Um outdoor visualmente atraente ou uma propaganda na TV impressionante fazem parte da vida cotidiana da maioria das pessoas. Eles são fáceis de entender e muitas vezes divertidos.
Os materiais promocionais impressos
Se você veicular um anúncio na Elle, ele estará lá até ser reciclado. E isso é ótimo quando o consumidor é um colecionador ávido.
Mais memorável
Algo que você vê na vida real é mais memorável do que algo que você vê no seu telefone. É mais provável que a expectativa de novos anúncios no Super Bowl ou de um anúncio bonito e impressionante na vitrine de uma loja queime em sua memória do que um anúncio no Instagram que provavelmente percorra em frações de segundo.
Desvantagem
É mais difícil medir
No sucesso da campanha existem maneiras de medir o sucesso de marketing tradicionais, como o rastreamento da marca, mas não são tão precisas ou inteligentes quanto às ferramentas de marketing digital.
Frequentemente caro
Quando sua marca ainda está engatinhando, você geralmente não tem orçamento para um anúncio de quatro páginas na Vogue. Muitas formas de marketing tradicional são muito caras.
Sem interação direta com os clientes
Em contraste com o marketing de mídia social, você fica relativamente no escuro sobre como o seu grupo-alvo reagirá ao seu marketing.
Marketing digital: prós e contras
Por mais poderoso que seja o marketing tradicional, devemos lembrar que todos vivemos na era da internet.
De acordo com ClickZ, “57% da população mundial usa a Internet. Em média, as pessoas durante o dia passam 6 horas e 42 minutos online. Em 2021, cerca de 73% das compras online serão feitas em dispositivos móveis. ”
É uma quantidade incrível de tempo e oportunidade para um marketing digital inteligente.
Os canais de marketing digital incluem:
- Redes sociais (Facebook, Instagram etc.)
- Páginas web
- Marketing de conteúdo
- Marketing afiliado
- Marketing de entrada
- Marketing de email
- PPC (pagamento por clique
- SEM (marketing de busca)
Vantagens
Mais oportunidades de engajamento
Por meio de canais como as mídias sociais, você pode ver o que seu público-alvo pensa sobre sua marca e seu marketing. Quando seu marketing é compartilhado, curtido e recebe muitos comentários positivos, você sabe que fez algo certo.
O sucesso da campanha é facilmente mensurável
Em contraste com o marketing tradicional, os detalhes do marketing digital podem ser medidos excepcionalmente bem. Dessa forma, você sabe exatamente como suas atividades estão funcionando e o que deve fazer melhor na próxima vez.
Permite segmentação inteligente
Se você tiver as ferramentas para atingir um escritor de 29 anos que adora Gusttavo Lima e Colorado com seu marketing, você também pode entregar o conteúdo perfeitamente adaptado.
Desvantagem
Anúncios digitais podem ser considerados irritantes
Imagine que você está no Facebook e só quer saber o que seus amigos da velha escola estão fazendo hoje em dia. De repente, você vê o terrível anúncio de cura para a embaraçosa doença que pesquisou no Google ontem à noite. Isso certamente levará ao fato de que você simplesmente não gosta da marca exata que possui essa quantidade inteligente.
O marketing digital menos persistente como o Google Ads, banners, e-mails ou anúncios nas redes sociais pode ter um caráter fugaz e temporário. Eles são intangíveis e podem ser facilmente ignorados. No momento em que seu celular ou clica pública para a próxima página, seu anúncio já terá desaparecido da tela.
Mantendo a evolução
Você precisa aprender muito para aproveitar ao máximo seu marketing digital. Cada canal geralmente requer seus próprios especialistas, de marketing de busca de mídia social, cada canal precisa de um profissional para obter o melhor retorno de seu investimento.
No entanto, uma estratégia básica de marketing de mídia social é um bom lugar para começar.
Descubra o que funciona para você
No final das contas, tanto o marketing digital quanto o tradicional têm seus prós e contras, mas a chave do sucesso é descobrir o que fazer com seu marketing, levando em consideração seu orçamento e público.
Os canais de marketing tradicionais costumam ser mais bem adotados pelas gerações Baby Boomer e Geração X. São pessoas que, por exemplo, possuem uma televisão e preferem comprar um jornal. Por outro lado, o marketing digital é surpreendentemente adequado para todas as faixas etárias, não apenas para a geração Y e a geração Z.
Moral da história: tanto o marketing digital quanto o tradicional podem funcionar para você, contanto que você saiba o que seu público-alvo deseja.