Uma das variáveis que podem causar poucas vendas e baixa interação de visitas em uma loja online é a ausência de marketing digital ou estratégias de marketing ruins. Às vezes criamos uma loja online e pensamos que agora o resto do trabalho é feito automaticamente, mas esquecemos que o e-commerce também precisa de uma boa campanha de marketing como todos os outros tipos de negócios.
Para obter sucesso no comercio eletrônico é de suma importância criar estratégias de marketing dinâmicas. Aqui, listamos algumas estratégias de marketing digital que toda empresa do ambiente online precisa ter.
Como fazer marketing digital
Existem vários tipos de marketing digital como Rede Social, CPC, Blogs, SEO, E-mail Marketing e Conteúdo Responsivo. Para entender isso, primeiro devemos saber o que são e como funcionam cada uma dessas estratégias.
Rede de mídias sociais
Algumas das plataformas de mídia social são Facebook, Instagram, Twitter e o total de usuários é de cerca de 4 bilhões em todo mundo. O Facebook tem cerca 2,7 bilhões de usuários, este número o torna o maior entre todas as mídias sociais, enquanto o Instagram é a rede que mais cresce no mundo, com um total de 1 bilhão de usuários.
O brasileiro é o povo que passa mais tempo conectado nas redes sociais e isso é uma grande vantagem para as empresas nacionais. Isso significa que agora você sabe onde o seu cliente está! Crie o perfil da sua empresa e gere conteúdo de relevância que converse com o seu público alvo.
CPC (Custo Por Clique)
O CPC (custo por clique) como o próprio nome descreve, neste tipo de campanha você tem que pagar quando alguém clica no seu anúncio, ao contrário das redes sociais onde você precisa ir até o cliente e praticamente não tem custo.
No CPC o cliente pesquisa por um produto ou serviço nos mecanismos de busca e a sua empresa aparece para ele, nesse caso é o cliente que vem até você. O custo por clique é cobrado quando o cliente clica no seu link e acessa o site.
O Google é a maior plataforma para executar campanhas CPC. O Google trabalha com palavras-chave, portanto, você deve escolher apalavra-chave certa para executar sua campanha.
Isso tudo não é tão simples quanto parece, o processo para escolher uma palavra-chave exige pesquisa, pois vários fatores devem ser analisados.
O primeiro passo é se cadastrar na plataforma de anuncio Google Ads. Dentro do ambiente do Ads você pode pesquisar as palavras-chaves que possuem o maior número de pesquisas e ainda conferir em quais regiões (estado e cidade) o desempenho é melhor e também conferir o custo da palavra.
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é usado para melhorar a classificação de sites ou aplicativos nos motores de busca, existem vários motores de busca como Google, Bing e Yahoo.
O Google é o maior mecanismo de busca entre todos, com quase todos os usuários da web usando-o para pesquisar qualquer coisa e este número está ultrapassando os 4 bilhões de acessos.
Devido a este grande número de acessos, é recomendável optimizar o conteúdo de um site ou loja para que seja encontrado com mais facilidade na busca orgânica.
As estratégias de SEO se dividem em duas: On Page e Off Page. Vamos detalhar o que cada uma delas significa para você aplicar imediatamente no seu projeto online.
SEO On Page
O termo SEO On Page se refere a tudo que é feito dentro do ambiente de um site para facilitar a leitura dos mecanismos de busca e então sugerir a pagina nos resultados orgânicos quando um usuário faz pesquisas no Google.
SEO Off Page
Nesse caso são os fatores externos como por exemplo link building que são publicações em outros sites fazendo referência para o conteúdo do seu site.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta popular para interagir com clientes antigos e novos. Funciona como um serviço de assinatura onde o cliente cadastra o e-mail no seu site e posteriormente você envia mensagens automáticas com os novos conteúdos.
Site responsivo com celular
De acordo com uma pesquisa, existem quase 5,27 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, e esse número está aumentando a cada dia. Devido a este número expressivo, criou-se a necessidade de ter uma versão mobile para o seu negócio.
Não é regra, mas o primeiro contato que um usuário tem, em um site novo, quase sempre acontece pelo celular, seja clicando em um link das redes sociais ou pesquisando nos buscadores. Por isso é importante que o site funcione perfeitamente nos smartphones.
Blog
Uma das maneiras de obter mais tráfego para a sua loja virtual é pelo blog. Com isso, você pode obter visitantes gratuitos para o seu projeto, em um site de negócios, pense quantas páginas tem a sua loja e com que frequência você está atualizando essas páginas, provavelmente uma vez por mês ou às vezes uma vez a cada 6 meses, isso causa um impacto negativo pois o seu site não oferece novidades com frequência para os buscadores.
Mas, tendo um blog, seu site será atualizado diariamente. Se os artigos que você está escrevendo tiverem títulos e conteúdo atraentes, isso terá um impacto positivo no leitor e dará a você as melhores visões do seu site.
Conclusão:
Nunca subestime o poder do bom marketing, a formula correta de acertar é “faça novamente e novamente” isso irá ajudá-lo a reconhecer os erros e enxergar o caminho certo, persistência é a chave do sucesso.