O flyer é uma ferramenta de divulgação impressa altamente eficaz. Eles podem informar sobre eventos, produtos, serviços, enfim, o que quer que você queira divulgar. São ótimos porque sua fácil distribuição pode auxiliar a potencializar a divulgação, principalmente em áreas de alto tráfego.
O impresso promocional, cujo nome vem do inglês “algo que voa,” é desenvolvido para divulgação em massa, já que ele “voa” de mão em mão. Geralmente, possuem imagens, cores impactantes e mensagens fácil e rápida de ler e assimilar.
O que é Flyer
Nas artes gráficas, publicidade e marketing, um flyer é um impresso pequeno geralmente em formato A5, A6 ou A7, que cabe na palma da mão e que metaforicamente pode “voar” passando de mão em mão até atingir uma grande massa de consumidores.
Os flyers são, portanto, pequenos panfletos com imagens impactantes e mensagens diretas com alta capacidade de espalhamento e de captação de clientes.
Esse tipo de impresso é versátil porque pode ser feito em tons de cinza ou clássico preto e branco, com custo bem acessível e, ainda, ser totalmente colorido e requintado com cores vivas e acabamento brilhante.
O visual de um flyer pode conter fotografias, logotipos, ícones, entre outros elementos de design, que proporcionam mais criatividade e curiosidade para a mensagem que o impresso carregará.
Qual formato do flyer?
Os tamanhos mais usado para produção do flyer são:
- Folha A5 = 210 x 140,8 mm / 21 x 14,8 cm.
- Folha A6 = 140,8 x 100,5 mm / 14,8 x 10,5 cm.
Esses formatos são mais fáceis da pessoa carregar e guardar. Além disso, criar flyers online e enviar de forma digital, também é uma estratégia válida. Neste caso, o formato do storie é o mais indicado porque pode ser compartilhado nas redes sociais, status e stories dos aplicativos. A imagem será compartilhada infinitas vezes sem custo de impressão.
Dicas para criar um flyer do jeito certo
Ao desenvolver um flyer, é essencial considerar o aspecto visual do material. Mantenha a mensagem clara e de fácil leitura, mas também busque criar algo que se destaque e prenda a atenção do público. Aqui estão algumas dicas úteis:
- Conheça o Seu Público-Alvo: Identificar o público-alvo é fundamental para obter resultados positivos com a distribuição dos flyers. Evite a distribuição aleatória e foque em identificar pessoas que tenham interesse nos serviços ou promoções apresentados no flyer. Isso aumentará suas chances de conversão.
- Defina o Objetivo: Qual é o propósito do seu flyer? Você deseja promover um evento, divulgar uma oferta especial ou anunciar um lançamento? Ter um objetivo claro ajudará a determinar a melhor maneira de transmitir as informações ao seu público.
- Pesquise e Cuide do Design: Antes de começar a criar o flyer, pesquise as tendências atuais. Considere o estilo visual que mais atrairá o seu público-alvo. O design é crucial para o impacto do flyer.
- Escolha o Formato e o Tamanho Adequados: O formato ideal é aquele que não incomoda o público-alvo. Por exemplo, se você visa o público masculino, um flyer que caiba no bolso pode ser ideal. Já para o público feminino, que geralmente usa bolsas, um flyer maior pode ser apropriado.
- Conteúdo Direto e Organizado: O conteúdo do flyer é a espinha dorsal da sua divulgação. Organize as informações de forma atraente e de fácil leitura. Use o design para destacar informações importantes.
- Local de Distribuição: O local onde você planeja distribuir os flyers é crucial. Em eventos onde as pessoas estão focadas em um tópico específico, é possível incluir mais informações. No entanto, em locais movimentados, como calçadas, a mensagem precisa ser concisa e direta.
- Utilize Cores Estrategicamente: Pesquise a psicologia das cores, pois cada cor pode evocar diferentes emoções e mensagens. Escolha as cores que se alinhem com os objetivos da sua divulgação.
- Material de Impressão e Quantidade: O tipo de papel e a quantidade de flyers dependem do tom que você deseja dar à sua peça e do público que deseja atingir. Papel brilhante pode conferir sofisticação. Considere onde os flyers serão divulgados. Para eventos corporativos, uma tiragem moderada pode ser suficiente, mas para locais públicos movimentados, você precisará de uma quantidade maior.
Lembre-se de que um flyer bem planejado e atraente é uma ferramenta poderosa de marketing que pode ajudar a alcançar seus objetivos de divulgação de forma eficaz.
Qual a diferença entre folder, flyer e panfleto?
Ao escolher o formato de uma peça impressa, muitas pessoas têm dúvidas de qual optar: panfleto, flyer ou folder? Conhecer suas características corretamente é fundamental para evitar erros de criação e produção. Confira, neste guia, as diferenças entre panfleto, flyer e folder e aplicações mais comuns.
Panfleto
Panfletos são materiais de divulgação simples, geralmente impressos em grandes quantidades. Sua principal vantagem reside na capacidade de produzir uma grande quantidade a preços acessíveis, de forma rápida e fácil. Design simples, geralmente utilizando frases em caixa alta e papel fosco em tons de cinza.
Flyer
Flyer costumam ser mais elaborados que os panfletos. São impressos em grandes quantidades, porém em papéis de maior gramatura e brilho, com um design mais refinado e uso de imagens bonitas.
Folder
Um folder pode ser uma peça dobrável que equivale a três páginas ou ter várias dobras, permitindo a comunicação de uma quantidade maior de informações. Por isso, é excelente para apresentações corporativas, lançamentos de produtos e descrições detalhadas.
Proibição da Panfletagem
É importante destacar que a panfletagem, incluindo a distribuição de flyers, é proibida na capital paulista desde 2007. Em 2020, qualquer tipo de material impresso contendo mensagens publicitárias foi proibido em vias públicas, praças e áreas públicas devido à poluição visual e ao risco de entupir esgotos.
O Decreto Nº 59.172, de 13 de Janeiro de 2020, regulamenta essa proibição, incluindo a distribuição manual de panfletos, lançamento de panfletos em veículos, aeronaves ou edifícios.
Em resumo, a panfletagem é proibida em locais públicos. A única exceção é a entrega em caixas de correio de casas e estabelecimentos comerciais, desde que não seja colado em portões ou arremessado em jardins ou garagens.
Além disso, é obrigatório que os panfletos contenham o aviso “Não jogue este impresso na via pública. Mantenha a cidade limpa.
Como Realizar a Panfletagem nas Ruas?
Para realizar a panfletagem, é necessário obter autorização da SETEC (Serviços Técnicos Gerais), o órgão responsável pela autorização e fiscalização da publicidade em espaços públicos. A solicitação deve ser feita com pelo menos três dias úteis de antecedência da data planejada para a panfletagem.
Em cada ponto de panfletagem, é preciso solicitar uma autorização à SETEC. Após a aprovação, o ponto fica disponível para uso durante sete dias corridos, e a empresa pode escolher o mesmo ponto por até 10 semanas ao ano.