Com o avanço da tecnologia sempre presente no mundo, as empresas encontraram formas de se aproximarem mais dos seus clientes, prestar um atendimento de qualidade, e automatizar o processo de vendas. Para isso, foram criados os sistemas CRM, que conseguem integrar as redes de mensagens mais usadas pelos clientes, como o WhatsApp.
Uma empresa que deseja crescimento, precisa ter uma visão clara do que quer alcançar a médio e longo prazo, pois o sucesso só é alcançado quando há metas bem definidas e trabalho constante. É por isso que as melhores empresas do mercado têm buscado integrar um WhatsApp CRM no seu processo de vendas e assim, tem conquistado milhares de clientes diariamente.
É fundamental que você entenda a importância dessas ferramentas para o crescimento das vendas do seu negócio e esteja sempre atualizado nas novas tendências do mercado para empresas.
1. O que é um CRM?
Antes de conhecermos mais sobre CRM com integração ao WhatsApp, precisamos saber o que é um sistema CRM e como funciona de fato. Vem comigo!
Em inglês, a sigla CRM significa Customer Relationship Management (Gestão do relacionamento com o cliente). Esse tipo de ferramenta é uma criação inovadora atual que surgiu no mercado para revolucionar a forma como as empresas organizam o processo de vendas e contato com seus clientes. Seu ponto-chave é a automação.
O CRM é capaz de comportar vários tipos de informações dos clientes e gerar projeções sobre a situação dos dados. Além disso, integra várias ferramentas dentro de uma única plataforma e permite a integração entre cada uma delas de forma automatizada.
Dessa forma, mandar uma mensagem para vários clientes ao mesmo tempo, por exemplo, se tornou uma tarefa fácil e não importa a quantidade de clientes que a equipe de vendas da sua empresa atende diariamente, com o WhatsApp CRM eles oferecerão um atendimento excelente e personalizado para todos!
2. Quais as vantagens de ter um WhatsApp CRM?
O WhatsApp é uma das redes de mensagens mais utilizadas no Brasil. Todos os dias milhões de pessoas utilizam esse aplicativo para interagir com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, e também comprar. Por isso, esse aplicativo tem sido grandemente explorado por várias empresas de ramos diferentes e pode ser canal de diversas funções:
- Atrair novos leads;
- Concretizar vendas;
- Fornecer suporte ao cliente;
- Atuar como meio de envio de campanhas de marketing;
- Auxiliar no pós-venda;
- Meio de construção de relacionamentos de qualidade com os clientes.
Em meio a tantas vantagens, é esperado que os sistemas CRM do mercado ofereçam uma forma de integrar o WhatsApp em seu sistema, já que também foi provado que o envio de mensagens por esse meio é muito mais efetivo que os e-mails.
Atraindo novos leads
Todo cliente procura praticidade quando o assunto é fazer uma compra. Ter o WhatsApp como uma rede de comunicação facilita esse processo, pois o contato com um vendedor poderá estar à um clique de distância.
Muitos sites atuais já contam com um botão com o símbolo do WhatsApp (que é conhecido por todos) para indicar que o cliente pode contatar o suporte ou vendedor por esse meio. Isso torna desnecessário que o cliente digite o número do contato e salve no seu telefone, facilitando a comunicação. Quando o cliente tem interesse na compra ou crê que no futuro terá, poderá também salvar o contato em questão de segundos no seu celular. Isso tudo constitui praticidade e pode ser um diferencial para a sua empresa.
Com o WhatsApp CRM é possível organizar os dados de todos esses clientes que iniciaram uma nova conversa e manter as mensagens trocadas com clientes antigos sempre salvas, sem que seja preciso que o celular tenha um espaço gigantesco de memória para acomodar a quantidade grande de conversas que se acumularão.
Atendimento de qualidade
O CRM para WhatsApp permite a organização dos dados dos clientes no sistema, como já vimos anteriormente, e isso traz uma outra vantagem que pode ser um diferencial para o relacionamento com o cliente na sua empresa.
A preocupação com a experiência do cliente ao ser atendido pela equipe de vendas existe nas melhores e maiores empresas. Não tem como fidelizar um cliente e conquistar sua confiança se o cliente não se sentir seguro, compreendido e sempre respondido. Então, o WhatsApp CRM permite que todas as informações registradas sobre cada cliente fiquem salvas e que sejam acessadas facilmente em caso de necessidade. Isso gera um atendimento mais personalizado, mais amigável e mais humano.
Mais eficiência
Outra vantagem do WhatsApp CRM que não podemos deixar de mencionar é a eficiência no funil de vendas. Quanto mais automatização e mais crescimento sua empresa alcançar, mais será necessário ter controle dos resultados e dos processos. Por isso, o CRM chega com a solução para isso, gerando relatórios precisos e criando funções de rápido acesso para os funcionários que atuam nas vendas.
Isso permitirá que a equipe de vendas se concentre em funções úteis e necessárias e não perca tempo com coisas básicas, como por exemplo, perder tempo adicionando cada cliente em uma planilha do excel juntamente com seus dados.